PRINCIPAIS COLABORADORES:

O projeto Cinema no Interior convida a cada edição talentosos profissionais que se lançam ao desafio de desbravar os rincões do interior do Brasil, proporcionando descobertas, aprimoramento e multiplicação de conhecimentos, além de criar interessantes portais de intercâmbios culturais.

O Cinema no Interior estabelece importantes PARCERIAS de vínculo de cooperação técnica com instituições brasileiras e estrangeiras possibilitando também o desenvolvimento de profissionais recém formados em projetos parceiros, escolas e universidades de cinema.

Além dos diversos parceiros locais espalhados entre as cidades onde o projeto atua, apresentamos alguns dos nossos principais colaboradores:


  • Marcos Carvalho
  • Tairone Feitosa
  • Vladimir Carvalho
  • Wagner Miranda
  • Riva do Vale
  • Adriana Perim
  • Andre Dib
  • Alex Sousan
  • Valéria Gomes
  • Vitor Carvalho
  • Igor Spacek
  • Camilo Melo
  • Álvaro Severo
  • Mary Abrantes
  • Nayara Mendl
  • Mauricio Alexadre
  • Natália Tavares
  • Diane Alves
  • Laura Guerreira
  • Antony Dunes
  • Raphaela Oliveira
  • Gicia Mazda
  • Paulo de Melo
  • Cristina Teixeira
  • Diogo Fontes
  • Katty Cuel
  • Juliana Guerra
  • Ana Carolina Borges
  • Lauranne Simpere
  • Maria Luíza
  • Thamiris Barbosa
  • Morgane Amalia
  • Sauce Ena
  • Emmanuel Tenenbaum
MARCOS CARVALHO

Idealizador e Coordenador do projeto Cinema no Interior. Concluiu recentemente a EXPEDIÇÃO NORDESTE, explorando o interior dos estados de AL, SE, RN, CE, PI, MA, PE, BA e PB. Marcos é sócio fundador da Mont Serrat Filmes, empresa responsável pela realização dos longas NA QUADRADA DAS ÁGUAS PERDIDAS, e O GIGANTESCO ÍMÃ, em parceria com a Vilabela Produções, Aiuru Filmes e Maracatu Nação Matingueiros. Atualmente trabalha no terceiro projeto de longa-metragem incentivado através do VIII Edital de Fomento ao Audiovisual do Estado de Pernambuco, FUNCULTURA/FSA/ANCINE.

TAIRONE FEITOSA

Professor das Oficinas de Roteiro em cinco edições no estado de Pernambuco, e nas Edições Bahia e Paraíba. Tairone é roteirista de Cinema e TV, autor de roteiros como: JS BROWS, O ÚLTIMO HERÓI (Direção de José Frazão); A DANÇA DOS BONECOS (Direção de Helvécio Ratton); O HOMEM DA CAPA PRETA (Direção de Sérgio Rezende); ELE, O BOTO (Direção de Walter Lima Júnior); LUZIA-HOMEM (Direção de Fábio Barreto); VENENO DA MADRUGADA (Direção de Ruy Guerra) e autor de algumas minisséries como, RABO DE SAIA (Direção de Walter Avancini); A MAFIA NO BRASIL (Direção de Roberto Farias).

WAGNER MIRANDA

Professor da Oficina de Trilha Sonora do Cinema no Interior – Edição Paraíba. Fez a direção Musical dos filmes do Cinema no Interior – Etapa Bahia e na III, IV e V edição do Cinema no Interior no estado de Pernambuco. Wagner é Músico e Cineasta. Líder do Grupo Matingueiros. Dirigiu e produziu (junto com Marcos Carvalho) o longa Na quadrada das águas perdidas - filme protagonizado pelo ator Matheus Nachtergaele e com trilha sonora de Matingueiros, Elomar e Geraldo Azevedo.

RIVA DO VALE

Professor das Oficinas de Cinema e Vídeo do Cinema no Interior – Etapa Maranhão. Riva trabalhou na produção de vários filmes nacionais na década de 80, se formou em Cinema pela Universidade de Nova York. É presidente da Fundação Joao do Vale. Dirigiu (junto com Marcos Carvalho) o curta "O Nascimento do Poeta".

ADRIANA PERIM

Professora das oficinas de Interpretação do Cinema no Interior na edição Paraíba, em parte da Edição Bahia e parte da IV Edição Pernambuco. Colaborou expressivamente com a edição do livro do Cinema no Interior Etapa Pernambuco - IV Edição. Adriana é atriz e preparadora de elenco, fez Especialização Na Royal AcademyofDramaticArts (Londres).

ANDRE DIB

Professor das oficinas de Crítica Cinematográfica do Cinema no Interior - IV Edição Pernambuco e Consultor do Cinema no Interior – V Edição Pernambuco. André Dib é pesquisador, crítico de cinema e jornalista formado pela Universidade Federal de Pernambuco. Há dez anos realiza a cobertura de festivais brasileiros e estrangeiros. Tem textos publicados em diversos jornais, revistas e na internet. Realiza curadorias para mostras e consultorias para festivais de cinema. Membro da diretoria da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (Abraccine) e do Congresso Brasileiro de Cinema (CBC). Seu trabalho está reunido em www.revistacinerama.com.

ALEX SOUSAN

Professor das Oficinas de Animação do Cinema no Interior – Etapa Maranhão. Alex é Diretor, Roteirista e Editor. Publicou um livro infantil multimídia. Ministrou oficinas de animação e vídeo para diversos pontos de cultura. Trabalhou na Secretaria de Educação do Estado da Bahia e na TV UM-BA Petrobras.

VALÉRIA GOMES

Professora das Oficinas de Fotografia do Cinema no Interior – Etapa Maranhão. É professora de Fotografia nos cursos de Fotografia, Jornalismo e Comunicação Social da Faculdade Maurício de Nassau. Tem experiência na área de artes, com ênfase em fotografia, atuando especialmente em fotojornalismo, curadoria, exposição fotográfica e relações públicas.

VITOR CARVALHO

Professor da Oficina de Criação de Cartazes para Cinema da Edição Paraíba. Vitor é fotógrafo, artista plástico, Designer Gráfico, possui graduação em Educação Artística pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialização em Ensino, Arte e Cultura pela ECA/USP, mestrando em Artes Visuais na Unicamp. Foi gestor de cultura por 10 anos na Prefeitura da Estância de Atibaia, realizando festivais de cinema, música, teatro, fotografia, artes plásticas e cultura popular. Atualmente é gestor da Uzina Visual, da Incubadora de Artistas e professor na Faat Faculdades Atibaia. Em 2009 realizou a Direção Artística do 14º Festival Internacional de Cinema em Contis na França. Em 2011 recebeu o mais importante prêmio da fotografia Brasileira, o XI Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, outorgado pela FUNARTE, na categoria Documentação Fotográfica/Registro das Transformações do Cotidiano na Sociedade, que resultou na publicação do livro de fotografias A.R. Anônimos Revelados.

IGOR SPACEK

Professor da Oficina de Stêncil e Lambe-lambe do Cinema no Interior - Edição Paraíba. Igor é artista midiático, formado em Multimídia Digital e pós-graduado em Artes. Trabalha desde 1995 com direção de projetos multimídia. Sua experiência engloba a produção e direção de Cds rom, animações, websites, videoclipes, curta metragens e direção de projetos gráficos e eletrônicos em geral. Igor também realiza intervenções urbanas e grafites, tendo trabalhos espalhados pelas ruas do Brasil, EUA, Portugal, Espanha, França, Suíça, Áustria, Alemanha e República Tcheca. Fotógrafo e diretor de cinema atualmente foi convidado pelo diretor Fernando Meirelles para realizar fotos Time Lapse da cidade de São Paulo para a próxima novela da Rede Globo.

CAMILO MELO

Contribuiu com as filmagens locais (em Serra Talhada) durante a I Edição do Cinema no Interior no estado de Pernambuco; Coordenou a equipe do Cinema no Interior em Ouricuri, um dos dez municípios contemplados na II Edição do Cinema no Interior no estado de Pernambuco; Coordenou as montagens dos curtas da II e III Edição do Cinema no Interior no estado de Pernambuco. Camilo é músico e cineasta, Sócio Diretor da produtora CAMMAR, coprodutora do Longa NA QUADRADA DAS ÁGUAS PERDIDAS, sendo ainda responsável (junto com Marcos Carvalho e Wagner Miranda) pela fotografia deste longa.

ÁLVARO SEVERO

Alvaro Severo, Jornalista, graduado na UFPE, protagonista e colaborador de diversos projetos culturais (Pernambuco tem valor – 1999; Cinema no Interior – 2009 até 2015; Olhar Brasileiro – 2013 e 2014; Abertura da Imaginação – 2015 e 2016), além de possuir material publicado em editoriais (jornal Diário de Pernambuco, Empório Amazônia, Jornal do Commércio, 4X4 &CIA, Elofar, Conceito.), realiza oficinas de despertar fotográfico com membros de comunidades isoladas e possui também experiência na indústria cinematográfica onde participou da produção, pesquisa, consultoria, still e making of de obras cinematográficas nacionais e estrangeiras (O som da luz do trovão – 2005, Na quadrada das águas perdidas – 2010, Calma Monga, calma! - 2011, O gigantesco imã – 2014, Manchik – 2014, Luanda, em Preto e Branco - 2015, O silencio da noite - 2015, Gosto de carne - 2015, A Espera - 2016).Participou de debates e palestras sobre os projetos culturais que protagoniza e colabora, durante o festival de cinema de Contis/França e no CES (Centro de Estudos Sociais), Universidade de Coimbra/ Portugal, durante o ENEEP e a II Mostra Cultural da Caatinga, na UFRPE/UAST e no Festival Internacional de Fotografia da Amazônia, Boa Vista/RR. Mais informações sobre seus trabalhos podem ser conferidos no site www.alvarosevero.com

MARY ABRANTES

Professora das Oficinas de Fotografia e Captação de Áudio nas edições do Cinema no Interior – Etapa Bahia na V e VI edição Pernambuco, foi assistente de Coordenação do Projeto Cinema no Interior – Etapa Paraíba. Mary é formada pelo Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias.

NAYARA MENDL

Professora das Oficinas de Fotografia e Captação de Áudio nas edições do Cinema no Interior – Etapa Bahia e parte da V edição Pernambuco. Nayara é formada pelo Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias.

MAURICIO ALEXADRE

Professor das Oficinas de Fotografia e Captação de Áudio nas edições do Cinema no Interior – Etapa Paraíba e parte da V edição Pernambuco. Mauricio é formado pelo Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias.

NATÁLIA TAVARES

Assistente de Coordenação e montadora do Cinema no Interior – Etapa Bahia e de parte da V edição Pernambuco. Natália é formada em Cinema e Audiovisual pela UFPE.

DIANE ALVES

Fez produção na V Edição do Cinema no Interior – Etapa Pernambuco. Diane é formada pelo Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias

LAURA GUERREIRA

Fez produção na V Edição do Cinema no Interior – Etapa Pernambuco e na Etapa Paraíba. Laura é formada pelo Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias.

ANTONY DUNES

Professor (junto com Tairone Feitosa) das oficinas de Roteiro do Cinema no Interior - Edição Paraíba.Antony é professor da rede de ensino público estadual de Pernambuco, foi aluno da oficina de roteiro do Cinema no Interior de grande destaque na V Edição Pernambuco.

RAPHAELA OLIVEIRA

Produtora Executiva do Cinema no Interior. Colaborou com a formatação e produção das edições do Projeto Cinema no Interior no estado de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Maranhão, Bahia e Paraíba. Participou da pré-produção da I Edição do Cinema no Interior – Etapa Bahia.

GICIA MAZDA

Consultora do Cinema no Interior – Etapa Paraíba. Gicia é Bailarina, coreógrafa e figurinista, bacharel em educação física, com vasta experiência em dança e figurino popular. Idealizadora do projeto Estética do Folclore bem como do Balé Matingueirinho, voltado para crianças de 7 a 13 anos, Diretora de arte do Grupo Matingueiros, onde também dança e desenvolve os figurinos, cenários e coreografias do grupo. Cenário, figurino e direção de arte do premiado longa metragem Na Quadrada das Águas Perdidas. Figurinista do filme Memorial de Maria Moura. Professora de cultura popular e vice presidente da ONG Maracatu Nação Matingueiros, Ponto de Cultura Escola de Arte Educadores de Petrolina.

PAULO DE MELO

Professor das oficinas de Atuação do Projeto Cinema no Interior - Etapa Bahia. É Ator, bailarino e professor de teatro formado pela UNIRIO, com intercâmbio na University of Michigan/USA. Trabalhou como ator na novela Velho Chico - Globo (Direção Luiz Fernando Carvalho); nos seriados: E aí... Comeu? - Multishow (Direção Johnny Araujo), Era uma Vez Uma História - Band/Warner (Direção Juan Naves); no longa Os Saltimbancos Trapalhões - rumo a hollywood (direção João Daniel Tikhomiroff); nos musicais: Gonzagão a lenda (Direção João Falcão), Chacrinha (Direção Andrucha Waddington), Um Violinista no Telhado (Direção Moeller & Botelho), A Gaiola das Loucas (Direção Miguel Falabella), West Side Story (Direção Jorge Takla); foi Bailarino do Balé Teatro Guaíra/PR, Lia Rodrigues Cia de Dança/RJ, Carnival Cruise Line/USA, Star Cruise/Malásia. Por 2 anos atuou como professor do projeto Teatro na Prisão/RJ.

CRISTINA TEIXEIRA

Professora das Oficinas de Interpretação nas cidades de Cabrobó, Serra Talhada e Triunfo e professora das oficinas de Roteiro nas cidades de Buíque e Exu – durante a IV edição do Cinema no Interior no estado de Pernambuco. Cristina é Bacharel em Direito pela PUC-Rio, formada pela Academia de Dramaturgia do Royal Court Theatre, membro da British Journalist Association, ex- Diretora do Departamento de Literatura do Blue Elephant Theatre. Professora convidada da TateModern e Actor´s Centre. Iniciou em abril de 2003 no BET uma série de reformulações, artísticas como programações de peças contemporâneas, incentivo a leituras dramatúrgicas e criação de novos textos. Especialista em criatividade aplicada à escrita é a criadora da técnica “Reality Theatre” . Seu curta “Why God Made the Movies foi o filme mais assistido no festival 3 BTV - Londres -2000 e sua peça “!Runners”indicada para o prêmio Guildhall de melhor autor no festival de Edimburg.

DIOGO FONTES

Professor das Oficinas de Roteiro do projeto Cinema no Interior – Etapa Bahia. Diogo é formado em ciências sociais pela UFRJ e cinema pela Universidade Gama Filho, possui MBA em marketing e pós-graduação em roteiro de longa-metragem pela ESCAC, na Espanha. Como diretor e roteirista, realizou e colaborou com a feitura de diversos produtos audiovisuais contemplando variados formatos, plataformas e temáticas.

KATTY CUEL

Professora das Oficinas de Roteiro do projeto Cinema no Interior – Etapa Bahia. Katty é formada em cinema pela Universidade Gama Filho – RJ em 2007. Pós graduada em Artes Visuais pelo SENAC-RJ em 2012. Trabalhou em pareceria com projetos sociais e institucionais do SESC-RJ e com produção e edição de programas universitários da UERJ para o Canal Universitário do Rio de Janeiro, além de, ao longo de sua carreira, ter produzido diversos curtas-metragens.

JULIANA GUERRA

Fez produção da IV e V Edição do Cinema no Interior – Etapa Pernambuco e do Cinema no Interior - Etapa Paraíba. Auxiliou a professora Cristina Teixeira em parte das oficinas de Interpretação da IV Edição do Cinema no Interior em Pernambuco, além de preparação de elenco e professora da Oficina de Interpretação do Cinema no Interior nas cidades de Buíque e Exu.

ANA CAROLINA BORGES

Consultora do Projeto Cinema no Interior na IV e V Edição Pernambuco. Participou da pré-produção da I Edição do Cinema no Interior – Etapa Paraíba. Coordenou uma equipe de 5 alunos, representando o projeto Cinema no Interior no XX Festival Internacional de Cinema de Contis - na França. Colaborou com a edição dos livros do Cinema no Interior nas IV e V Edições PE, e na I Edição do CI PB. Ana Carolina é Pesquisadora – Doutoranda em Ciências Sociais – UNICAMP/LADYSS.

LAURANNE SIMPERE

Cineasta francesa acompanhou o projeto Cinema no Interior – V Edição Pernambuco, selecionada entre os candidatos realizadores europeus interessados em participar do processo de intercâmbio firmado entre o Cinema no Interior / Mont Serrat Filmes e o Festival Internacional de Cinema de Contis. Durante os três meses que permaneceu no Brasil, Lauranne produziu alguns curtas-metragens, entre eles o documentário "Cinema no Interior – Por dentro do Projeto".

MARIA LUÍZA

Acompanhou o projeto Cinema no Interior como convidada especial e pesquisadora. Maluh era concluinte do curso de Comunicação Social com habilitação em jornalismo. Estudou fotografia e computação em design nos Estados Unidos. É autora do TCC "Estrada, Descobertas e Sonhos do Nordeste Brasileiro", que teve como foco o projeto Cinema no Interior – Etapa Maranhão.

THAMIRIS BARBOSA

Acompanhou o projeto Cinema no Interior como convidada especial produzindo matérias para TV e colaborando com as oficinas de Fotografia da Etapa Maranhão. Thamiris é Jornalista, repórter e produtora de TV.

MORGANE AMALIA

Professora das oficinas de Interpretação da V Edição do Cinema no Interior – Etapa Pernambuco.Morgane é atriz e professora Universitária com bastante experiência, atuando na Europa e Argentina.

SAUCE ENA

Professora das oficinas de Interpretação do Cinema no Interior – Etapa Bahia.Sauce é atriz e professora de Interpretação atuando em diversos países da Europa, África e América do Sul. Sauce veio ao Brasil através do trabalho de intercâmbioe vínculo de cooperação técnica firmado entre o Cinema no Interior e o Festival Internacional de Cinema de Contis.

EMMANUEL TENENBAUM

Professor das oficinas de Montagem do Cinema no Interior – Etapa Paraíba. Emmanuel foi selecionado entre os candidatos a uma vaga no processo de intercâmbio e vínculo de cooperação técnica firmado entre o Cinema no Interior e o Festival Internacional de Cinema de Contis. Emmanuel é um cineasta Frances, com importantes trabalhos no mercado cinematográfico na Holanda e França.

LORENA AROUCHE

Lorena Arouche, produtora e realizadora de audiovisual pernambucana, graduada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Pernambuco teve seu curta experimental Homorragia selecionado para o festival italiano Omovies em 2015 e premiado em segundo lugar na categoria video-arte experimental do Festival Festcine 2015. Ela é co-diretora do curta de ficção IRMA, cujo teaser homônimo recebeu dois prêmios no Congresso Intercom/Expocom 2015.

PEDRO SEVERIEN

Formado inicialmente em Jornalismo, estudou cinema em Bristol, na Inglaterra, onde concluiu mestrado em realização audiovisual como bolsista pelo Chevening Programme. Realizou os curtas Loja de Répteis (três prêmios no Festival de Brasília 2014), Canção para minha irmã (melhor filme na mostra Novos Rumos Festival do Rio 2012), Rodolfo Mesquita e as monstruosas máscaras de alegria e felicidade (menção honrosa no Curta Cinema 2013), entre outros. Seus trabalhos foram selecionados para dezenas de festivais nacionais e internacionais como Tiradentes, Kinoforum, IndieLisboa, Molodist, Clermont-Ferrand, Havana e Cartagena. Todas as cores da noite é o seu primeiro longa-metragem. Lançado no final de 2015, o filme passou por importantes eventos como Slamdance Film Festival, Mostra Internacional de SP e Janela Internacional de Cinema do Recife. Pedro integra um coletivo audiovisual ligado ao Movimento Ocupe Estelita, tendo participado da concepção e realização de mais de 15 vídeos sobre política e cidade. Entre as principais produções do coletivo estão Recife, cidade roubada, À margem dos trilhos, Vida Estelita e Novo Apocalipse Recife, que atingiram mais de três milhões de visualizações em diversas plataformas.

TIAGO SCORZA

Dentro do projeto Cinema no Interior dirigiu com Gabriela Liuzzi Dalmasso o curta A Trilha (2016) na cidade de Belém de São Francisco, PE. Formado em Cinema pela UFF, é sócio da Aiuru Filmes, produtora de audiovisual. Como diretor, realizou 5 curtas metragens, destacando-se O Som da Luz do Trovão (2005) e Com os pés na cabeça (2012). No ano de 2015, lançou seu primeiro longa, O Gigantesco Ímã, vencedor de Melhor Documentário no FAM, Melhor Filme no Festival de Triunfo e Menção Honrosa no Cine Pe. Trabalha ainda como diretor de fotografia e operador de câmera, tendo participado de inúmeros longas-metragens, documentários, especiais e séries para TV e curtas.

GABRIELA LIUZZI DALMASSO

Dirigiu com Tiago Scorza o filme "A Trilha" (2016) do Projeto Cinema no Interior na cidade de Belém do São Francisco, PE. Formada e pós graduada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ, fez diversos cursos livres de roteiro para cinema. É sócia diretora da Aiuru Filmes, empresa responsável pela realização do longa "O gigantesco ímã" (2015), em parceria com Mont Serrat Filmes e Nosotros Y Los Demàs e alguns curtas metragens. Estreou como diretora e roteirista no curta "Com os pés na cabeça" (2012), exibido e premiado em inúmeros festivais nacionais e internacionais.

CAMILLA LAPA

Camilla Lapa é formada em Cinema e Audiovisual pela UFPE e em Direito pela UNICAP, se especializou em produção cinematográfica, tendo dirigido e produzido filmes pernambucanos de curta duração, com projeções em festivais nacionais e internacionais.
No projeto cinema no interior, ministra a oficina de produção, cobertura audiovisual/fotográfica e assistência.