ACONTECENDO

FESTIVAL DE CINEMA NO INTERIOR - EDIÇÃO ESPECIAL VELHO CHICO
10/12/2019



 

O “Cinema no Interior – Edição Especial Velho Chico” irá contemplar cinco cidades às margens do rio São Francisco: CABROBÓ; SANTA MARAIA DA BOA VISTA; OROCÓ, PETROLÂNDIA e PETROLINA.

OFICINAS

Serão ofertadas oficinas de Roteiro Cinematográfico, Interpretação e Produção. Cada oficina tem duração média de uma semana, serão três semanas de trabalhos ininterruptos em cada cidade com atividades pela manhã, tarde e noite, de segunda a sábado.

Como resultado das oficinas, os alunos de cada cidade deverão realizar um curta-metragem, totalizando ao final pelo menos quatro obras. Durante a passagem do projeto pelas cidades, ficará também novos argumentos e roteiros originais que poderão ser aperfeiçoados e inscritos em novos editais.

O Projeto Cinema no Interior prestará o suporte necessário aos seus alunos que tenham interesse em participar em novos editais públicos.

Nesta edição serão ministradas oficinas formativas de:

ROTEIRO PARA CINEMA - Com Tairone Feitosa e Rubens Shinkai

INTERPRETAÇÃO - Com Marcélia CartaxoAntony Dunes e Jeferson Alan

PRODUÇÃO - Com Ana Carolina Borges, Adriana Perdiz e Ewerlane Xavier

PALESTRA - DIREÇÃO DE CINEMA - Com Rubens Shinkai 

OFICINA DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS AUDIOVISUAIS, PLANO DE NEGÓCIOS E PRODUÇÃO EXECUTIVA - Com Diego Medeiros

PALESTRA DIREITOS AUTORAIS E LEGISLAÇÃO AUDIOVISUAL e RODADAS DE NEGÓCIOS - Com Diego Medeiros

FESTIVAL DE CINEMA DO INTERIOR

Dia 18/12/2019 - em Petrolina

Na sala 03 do Cine River – Rede Orient Cinemas, das 14 às 18h, haverá o pré-lançamento dos filmes através do Festival de Cinema no Interior – Edição Especial Velho Chico. Na ocasião representatividades de todas as comunidades se reunirão no cinema para assistirem ao pré-lançamento dos filmes dessa temporada especial.

MOSTRA ESPECIAL
Cinema no Interior – Edição Especial Velho Chico

Dia 19/12/2019 – em Santa Maria da Boa Vista

Dia 20/12/2019 – na Ilha de São Félix – Orocó

Dia 21/12/2019 – na ilha de Assunção - Cabrobó 

Dia 22/12/2019 – em Petrolândia.

 

NA REDE ORIENT CINEMAS

Entra em cartaz a partir de 26/12, no Cine River, em Petrolina, cinco filmes produzidos por comunidades ribeirinhas da região. As obras Jamakaru (de Cabrobó), Rio Mar (de Santa Maria da Boa Vista), A Menina da Ilha (de Orocó), O Menino que Tinha Medo do Rio (de Petrolândia) e, Cantigas, o Sertão e suas Danças (filme convidado de Petrolina), marcam mais uma ação do “Cinema no Interior - Edição Especial Velho Chico”.

As obras destacam a mitologia que envolve o Rio São Francisco e também as questões ambientais. A protagonista do curta-metragem “A Menina da Ilha”, Cecília Myrelle, relata que participar da produção de um filme é incrível e estar no cinema pela primeira vez assistindo a um filme que ela protagoniza, é fascinante.

“Nunca imaginei que a Ilha de São Félix, no interior de Orocó, seria o cenário para um filme e que eu, após participar das oficinas fui selecionada protagonista do filme, estou fascinada. Eu aprendi muito, só tenho que agradecer ao Marcos e a toda a equipe de professores desse projeto que nos ensinou e nos deu a oportunidade que eu nunca pensei na minha vida que iria me ver numa tela de cinema”, declarou Cecília.

A difusão do patrimônio cultural das cidades ribeirinhas sanfranciscanas e o incentivo na realização de novos projetos audiovisuais para a região estão entre os objetivos do Festival. O idealizador e diretor geral do Cinema no Interior, Marcos Carvalho, ressalta que é uma ação histórica para o cinema nacional ter filmes de curta metragem expostos nas salas do cinema.

“Prestigiar produções genuinamente locais que valorizam o patrimônio material e imaterial ribeirinho sanfranciscano por meio de filmes que expressam valor artístico, cultural e histórico é uma oportunidade incrível para a população do Vale, além de ser um marco histórico ter filmes de curta-metragem exibidos em grande estilo nas salas do cinema em Petrolina” elucida Marcos.  

Durante as sessões, está previsto um momento de “bate papo descontraído” com o idealizador do Cinema no Interior, alguns atores, personagens dos filmes e o público presente, que na ocasião será contemplado também com o sorteio de alguns brindes do projeto.

O Projeto “Cinema no Interior – Edição Especial Velho Chico”

O “Cinema no Interior – Edição Especial Velho Chico”, produzido pela Mont Serrat Filmes, tem patrocínio do Fundo Setorial do Audiovisual, através do edital Festivais SAV/Minc/2018, da Secretaria do Audiovisual (SAV), Agência Nacional do Cinema (ANCINE) e do FUNCULTURA, através do XI Edital de Fomento ao Audiovisual do Estado de Pernambuco.

O projeto conta ainda com a parceria do Festival Internacional de Cinema de Contis (França),  Rede Orient Cinemas, TV Grande Rio, Nobile Suítes Del Rio Petrolina e das Prefeituras Municipais de Santa Maria da Boa Vista, Orocó, Cabrobó, Petrolândia e o apoio do população ribeirinha.

A venda dos ingressos será feita na bilheteria do Cine River. Mais informações sobre o projeto entrar em contato pelo e-mail: festival@cinemanointerior.com.br  

Ascom Cinema no Interior