ACONTECENDO

MOSTRA CINEMA NO INTERIOR CCBNB-CARIRI
28/11/2016



Nos dias 01, 02 e 03 de dezembro realizaremos a Mostra Cinema no Interior no Centro Cultural BNB - Cariri, Juazeiro do Norte-CE. Entre os filmes realizados ao longo dos aproximados dez anos do projeto Cinema no Interior, foram selecionados nove filmes que irão compor a programação dos três dias. Ao final de cada sessão haverá sorteios de dez kits do projeto (contendo livros e DVDs) alusivos a sua Etapa Paraíba.

O Cinema no Interior Etapa Paraíba foi selecionado no edital de projetos culturais do BNB 2014/2015, lei Rouanet, numa realização do Ministério da Cultura, Banco do Nordeste e Mont Serrat Filmes, contando com o apoio da Manaíra Produções, Vilão Filmes, Associação Cultural Incubadora de Artistas, Vilabela Produções, Universidade Leiga do Trabalho, Acauã Produções, Universidade Federal de Campina Grande, Centro Cultura BNB-Sousa, Centro Cultural BNB- Cariri, Centro Cultural BNB-Fortaleza e das Prefeituras Municipais de Sousa, Aparecida, Taperoá e Princesa Isabel através das suas respectivas Fundações e Secretarias de Cultura.

Confira abaixo a programação completa:

Dia 01/12/2016 (Classificação 14 anos)

Luto, 08 minutos, cor, 2015
Rodado na cidade de Aparecida-PB,
Sinopse: Ubiana vive um intenso romance com Cícero, o homem que lhe trouxe a notícia de que seu marido Inácio está morto. O inesperado retorno de Inácio abre caminho para um desfecho ao mesmo tempo trágico e libertador.

Um simples olhar, 15 minutos, cor, 2014
Rodado na cidade de Mucugê-BA, 
Sinopse: Luna é uma jovem com apenas dez por cento da visão que permanece refém da busca obsessiva de seu tio por uma pedra preciosa. Sem família ou amigos que possam interceder, Luna tenta evitar o assédio crescente do tio enquanto busca um caminho para exercer sua liberdade.

Descaminhos, 08 minutos, cor, 2015
Rodado na cidade de Manaíra-PB,
Sinopse: Filha única de Lia e José, a menina Lara desaparece na caatinga. Dissipada a solidariedade inicial dos habitantes da pequena cidade em que vivem, os pais da menina prosseguem procurando sozinhos e, na medida em que a busca se revela inútil, iniciam uma dilacerante revisão de suas vidas.

Dia 02/12/2016 (Classificação 14 anos)

Dona Barbara do Araripe, 24 minutos, P&B, 2016
Rodado na cidade de Exu-PE,
Sinopse: Fiel ao seu amor pela Liberdade, Dona Bárbara de Alencar sai da sua zona de conforto e lidera a Revolução de 1817 no Sertão do Araripe. Em nome de seus ideais, ela enfrenta sacrifícios e traições pelo sonho de criar um Brasil independente.

A lenda do pai Inácio, ou Kokumo 18 minutos, P&B, 2014
Rodado na cidade de Lençóis-BA,
Sinopse: Releitura de uma das lendas mais conhecidas da Chapada Diamantina. Inácio e Kahan: dois amigos de infância, dois escravos do mesmo Barão. Enquanto promoção de Kahan a Feitor faz aflorar seu lado cruel, a escolha de Inácio para escravo-reprodutor o leva a repudiar a escravidão, recuperar suas raízes africanas e empreender uma jornada mítica em busca de si mesmo.

Chico Bode, 11 minutos, cor, 2015
Rodado na cidade de Taperoá-PB,
Sinopse: Para desenterrar uma botija, Chico Bode empreende uma jornada dentro do pesadelo. Desafia seus medos, enfrenta as ameaças de um concorrente e recupera seu brio. Ao completar sua missão, ele descobre que foi tudo um sonho – e que o sonho era real.

Dia 03/12/2016 (Classificação Livre)

Amor Gigante, 25 minutos, cor, 2015
Rodado na cidade de Belém do São Francisco-PE,
Sinopse: Gumercindo retorna à cidade onde nasceu. Em uma atmosfera de magia, ele restaura a alegria do lugar e materializa sonhos, fantasias, da infância através de Zé Pereira Vitalina, primeiros Bonecos Gigantes do Brasil.

Manchik, 15 minutos, cor, 2013
Rodado na cidade de Santa Elena do Uairén-Venezuela,
Sinopse: Um dia fomos proibidos de falar nossa língua materna, os que não obedeciam eram tratados como selvagens.

Os caçadores da arte perdida, 14 minutos, cor, 2015
Rodado na cidade de Sousa-PB,
Sinopse: Crianças lideram uma expedição por uma região onde a Arte fora banida. Enfrentando a resistência de um artista frustrado - e seus comparsas, os aventureiros empreendem um mergulho pelas profundezas de um universo artístico sombrio. Após uma série de descobertas, a expedição de resgate culmina com uma apoteótica confraternização.